Aviso aos leitores

Algumas imagens ou informações são retiradas da internet, revistas, livros, entre outros. Caso tenha o direito autoral, entre em contato para que sejam retirados ou creditados.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vizinhando

Mesmo que se more por muitos anos ou desde sempre na mesma cidade, nunca a conhecemos totalmente. É assim com pessoas, não seria diferente com lugares, de tempos em tempos existe ainda algo pra  se revelar - o que pode ser ótimo!
Ultimamente, ando revendo o público local, reavaliando de maneiras diferentes Porto Alegre, ela é várias e ao mesmo tempo unificada em sua identidade. Muda o bairro, mudam hábitos, falas, preferências, ao passo que uma intersecção se mantém, as características que a tornam uma unidade.
Particularizando a análise de um público - no meu caso como estou fazendo uma verificação de mercado/público-alvo para a prestação de um serviço -, começa a se desenhar pontos antes não percebidos, potencialidades e limitações intercalam-se, a gente vai  conhecendo mais "nossa casa".
Participei dias atrás do Projeto Vizinhança - Edição Quintais, uma ação bem bacana e animada que se iniciou nesse ano aqui na Cidade, que visa articular e incrementar ações localizadas em vários bairros, proporcionado a maior interatividade entre as pessoas para que os moradores possam curti-lo mais (mas não locais também são bem-vindos!). Dessa vez foi no bairro Petrópolis, e durante um tour fotográfico proporcionado pelo pessoal do Projeto, fiz uns registros.
TAPETE
ESCADAS PRO NADA
BALÃO MURCHO TAMBÉM FAZ FESTA
SAFE BIRDS


EU SOU O PARDO GATO
MÃO GRANDE (reparem na desproporção!)

RAJADO
SUPERA QUALQUER PINTURA


TEXTURAS
QUEM BRINCA QUER CASA
BOCHA ANIMADA
PARREIRA NUM PRÉDIO/FESTA DO VINHO GARANTIDA!
GATOS NA BOA
GAÚCHO NO VITRAL/COISA DE GAÚCHO
POLVO
VERDE-AMARELO
Apesar de eu já conhecer esse bairro, algumas coisas novas constatadas sobre o Higienópolis:
- sua paleta de cores predominante decididamente é: verde (em primeiríssimo lugar), pardo e amarelo.
- é essencialmente residencial, o que, entre outros aspectos, traz consigo uma boa quantidade de cachorros, porém... os gatos dominam as ruas e as fachadas! Por que será? Resposta: são mais exibidos ; )
- O novo e o velho se misturam bastante. Casas antigas e prédios enormes prontos e novos ou em construção surgem em meio a casas que mais parecem mini-castelos (pena que esses não fotografei).

Detalhes assim, ainda que aparentemente sem importância, podem ser dissecados e indicar significados de um lugar e dos que o habitam de um jeito surpreendente. Há mais nas cores/formas/gestos que imagina nossa vã filosofia.



Um comentário:

  1. Gostei das fotos ... realmente muito boas ...
    O bairro Petrópolis é um bairro mais antigo de POA, nota-se o cuidado nas casas, estas paredes verdes são magnificas, além de ecologicamente corretas... to adorando teu blog

    ResponderExcluir